sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Resposta 2/1- Natália Souza e Victhor Sousa

        Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade

        O texto apresenta o processo divisório sobre o papel da propaganda tradicional, com o intuito de convencer e controlar os consumidores em suas atitudes de consumo, questionamento também sobre qual seria o verdadeiro papel da propaganda , sendo este, vender ou informar o consumidor acerca do produto ou serviço apresentado.
        Inicialmente, na publicidade, artistas mais conhecidos começaram a produzir trabalhos imagéticos para compor as campanhas, enquanto poetas exerciam trabalhos como redatores e as músicas se transformavam em jingles. Tornando a publicidade, que antes era voltada para o conteúdo informativo e para a apresentação de um produto ou serviço, em campanhas desprovidas de informação, mas ricas em sua parte estética e persuasiva, através de valores simbólicos atribuídos aos produtos e a forma de vida que estes estariam proporcionando para seus consumidores. Descartando ao máximo a reflexão critica do indivíduo, tornando mais fácil persuadi-los, para que estes não questionem sobre o que é mostrado.
       Como disse Martín Barbero, não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem comunicação. Ambos representam uma relação mútua, na qual, a propaganda representa uma grande influência sobre o comportamento social, e agora, a cultura popular e as lutas empregadas por esses passaram a ganhar espaço nos meios de comunicação e nas campanhas publicitarias.
       Com o passar do tempo a propaganda mestiça foi perdendo espaço para a propaganda de marketing. Ou seja, a propaganda que era antes regional foi dando lugar as propagandas globais, tornando a propaganda tradicional em globalizado.
       A propaganda brasileira foi moldada para se encaixar nas técnicas internacionais, que foram adotadas nas escolas de comunicação e em agencias publicitarias, isso fez com que as agencias obtivessem maior sucesso nas vendas de produtos. Desde então, as exigências sobre a propaganda foram crescendo e consequentemente a cobrança de resultados, sobre estas, também ficou maior.

Resposta 2/1 - Ana Luiza Guimarães e Vitória Bastos

Resenha crítica do texto: Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade

O texto tem como objetivo analizar teorias acerca das formas de discurso de comunicação mercadológica exaltando questões culturais e éticas específicas.
Percebe-se que a propaganda brasileira sempre se preocupou bastante com a estética para assim influenciar e persuadir seu público alvo.
Vale ressaltar que a propaganda não pode ser desvinculada do marketing, uma vez que andam de mãos dadas. Uma propaganda por si, sem o marketing só não se sustenta.
O marketing internacional tem forte influencia nos anúncios brasileiros, o que pode empobrece-los, e deve haver um apelo  primordial cultural brasileiro juntamente com a dinâmica discursiva já utilizada e enraizada.
Com as transformações sociais houve a necessidade de inserir novos modos de linguagem. O publico alvo deve se identificar com os anúncios publicitários, mesmo que num campo ideológico que é o que ocorre.
O termo publicitario se difere de marketing porque é utilizado ferramentas de argumentação.  A definição dita por Jeffrey Sharlach: ``O básico da comunicação não mudou nesses últimos anos mas sim a forma de como as pessoas se comunicam``.
 A propaganda brasileira contemporanea se baseia nos pictóricos da tecnologia digital, com uma alta concentração de manipulação gráfica e manipulação visual. Aponta-se também os modelos ideais utilizados ainda em peso nos anúncios publicitários, apesar de inserirem outros modelos "menos ideais"no que diz o conceito de beleza atual.

Resposta 2/1 - Rafaela Oliveira e Bianca Kamilla

Analise Critica: Os Desafios da Propaganda Na Modernidade

No artigo analisado é possivel notar a mudança na propaganda brasileira e suas formas de interagir e atingir o publico de forma geral nas ultimas décadas. A propaganda brasileira tem perdido sua essência cultural, dando espaço para as técnicas globais de marketing, com isso o dialogo entre a propaganda e o receptor tem sido prejudicado, em especial as revistas, ja que nas técnicas de marketing não é priorizado um dialogo entre a marca e o publico, mas sim um discurso em que o publico é levado a pensar da maneira que a empresa quer.
Devido o crescimento das industrias e as costantes mudancas no mercado podemos perceber que hoje nos dias atuais a propaganda passa a ter uma função mais perssuasiva sendo assim tendo uma interação mais restrita com o publico ja que o objetivo é informar, impactar e divulgar o produto diferentemente de antigamente onde não preocupavam tanto com seus textos e a familiarização com o publico ja que tinham um viés diferente. A propaganda moderna ela é mais definida por conceitos universais advindos do marketing, enquanto a propaganda tradicional usa-se mais da conexão, fazendo trocas com o publico através da cultura dos mesmos e a informação concebida por ela, exemplo disso é que os primeiros redatores, foram os escritores e os diretores de arte foram os artistas plásticos.
Contudo a propaganda ganhou uma nova forma de ser vista na sociedade, uma nova função de fato que é dar significado na vida das pessoas. A propaganda moderna teve que eliminar ao máximo a capacidade critica do receptor, com isso a propaganda deixou de informar , para orientar a conduta do seu publico. E o produto já não é mais apenas para uso pratico e sim para adquirir status, ajudar em sua indentidade como ser humano, mesmo essa identidade em sua maioria não fazendo jus a pessoa. O maior papel fundamental de marketing foi dar a publicidade espaço para que se tornasse a maior maquina de anuncios, anuncios esses que devido a grande expansao do mercado o produto poderá ser adquirido de todas as partes do mundo, tendo resultados maiores de vendas. 
Sendo assim tendo propagandas no dia de hoje não tao culturais, mas com formas eficazes de vendas, levando em conta que todos os anuncios devem ser originais como dito no texto do Rodrigo Stefani. Podendo dar ao publico o livre arbitrio em seu olhar critico quando se refere a propaganda. Entretanto, a maior parte das propagandas usa-se de bases parecidas para serem produzidas. Ou seja, a propaganda tem sido eficaz em vender, porem a ideia de que há uma variedade maior de campanhas é um pouco distorcida, pois podemos perceber que as propagandas atuais se assimilam muito umas com as outras em vários detalhes.

Por: Rafaela Oliveira e Bianca Kamilla 


Resposta 2/1 - Ronaldo Alves / Pedro Guilherme Machado

                                      Os desafios culturais da propaganda na modernidade.


          A cultura e a publicidade são duas coisas que dificilmente podem ser desligadas uma da outra e esse é o assunto que o texto analisa.  O autor do texto critica fortemente o atual sistema de criação publicitária, o mesmo compara anúncios da revista veja atualmente e os anúncios mais antigos.
          A questão a ser entendida é que o mercado publicitário não funciona baseado somente em cultura, o marketing em geral sempre foi focado nas vendas e propagação dos produtos e marcas de acordo com os interesses do cliente que financia as propagandas.
          Podemos concordar que a publicidade e cultura estão sim interligadas. A questão é que devemos nos atualizar e isso ocorre a todo momento, a publicidade nunca vai seguir um padrão, em cada época e em cada sociedade ela pode se reinventar de uma forma diferente, atualmente a  interação é algo que esta ligado ao rápido consumo de informações, sendo parte cultural ou não.
          Querer que a publicidade seja um meio de espalhar questões sociais e culturais é buscar uma dor de cabeça, pois, o caminho que ela trilhou é o que busca lucros, a criação publicitaria tornou-se um produto e não um serviço cultural para a comunidade, porém, isso não quer dizer que a publicidade não tenha questões culturais envolvidas, o que acontece é que o foco simplesmente não é a veiculação da cultura.
        Chegamos a conclusão que a opinião do autor não passa o impacto total como deveria, a analise contém tópicos importantes que realmente devem ser pensados sobre a cultura, entretanto, no atual mercado publicitário a cultura não será o foco, a questão de se usar elementos regionais ainda é um meio publicitário, mas o que realmente é considerado nas agencias é a palavra final do cliente e produtos que sejam curtos, fáceis, diretos e criativos para o publico atual que demanda de informações rápidas. 
      
       
 
         

         
 



           

Resposta 2/1 Luiz Felipe De Quadros e Frederico Silva

 Os desafios culturais da propaganda na modernidade.




Análise Crítica:

  O texto nos leva a fazer uma análise da propaganda atual no Brasil em virtude de um processo histórico. Vemos que a propaganda brasileira no inicio era carregada do uso de elementos culturais nacionais o que a fazia ser tão singular. Mas a busca constante pela similaridade com o que era produzida pela Europa e pelos Estados Unidos fez com que isso se perdesse.

   Víamos anuncios que não se preocupavam com o tamanho dos seus textos, visto que o objetivo era divulgar e informar a população sobre produtos e serviços que apareciam como novidades nas cidades em desenvolvimento. Porem com o crescimento das industrias e as mudanças no mercado a propaganda passa a exercer uma função mais persuasiva.

   Com isso o uso da imagem na propaganda também foi evoluindo e ganhando um espaço fundamental nas pecas publicitarias. Com o crescimento do uso da imagem, foram sendo criados os arquétipos que se tornam pecas chaves nas propagandas.

   A Publicidade feita por meio de revistas, com o uso da cultura de acordo com seu alvo, causava um caráter persuasivo no leitos, que poderia usar a fantasia, atores, artistas, poetas, entre outros, para enriquecer mais ainda seu poder de convencimento.

   Há uma grande competitividade no mercado publicitário, que exige cada vez mais empenho e profissionalismo, principalmente nas técnicas de marketing. Os anúncios geralmente são tendenciosos, seguem uma regra geral, acabam caindo no comum, profissionais se acomodam na própria comodidade de ideias ja prontas e acabem perdendo o foco. Profissionais no mercado existem vários, o cliente pode escolher o que quiser, trocando igual por igual não vai fazer diferença alguma.

  

Resposta 2/1 João Mateus

Análise Critica: Os desafios Culturais da Propaganda na Modernidade 


No Brasil a publicidade passa por milhares de mudanças desde o inicio do seu segmento, então o objetivo mais importante a se analisar ferramentas comunicacionais que são incluídas nas propagandas desta modernidade que tem uma impressão muito grande na vida do cliente

Então pra entrarmos no comercio a publicidade necessita criar diferentes formas de continuar com o individuo fascinado por aquele produto ou serviço, fazendo uma abordagem cultural de acordo com cada área existente em nosso pais 

Todos nos já sabemos que somos um país com muitas culturas então devemos partir dessa experiência cotidiana de cada um, observado as formas dos textos e anúncios e do que está sendo mostrado nele, baseando na realização de um estudo.

Nesse sentido abre caminho para a construção da publicidade moderna atual. Porém devemos compreender que as coisas mudam, o mundo muda, ou se transforma, e é nesse meio tempo que ultimamente vem passando "voando" que as novas tecnologias surgem.
Temos um desafio pela frente, nos dias de hoje " uma nova forma de criar propagandas inspiradoras que seja verdadeira com o seu público.


Diante da crise em que o Brasil, vem passando expos algo no mercado e sabe o que é ? O modelo publicitário atual está defasado, será necessário preparar as agências para  uma nova realidade da industria de comunicação. Vale lembrar também sobre um novo modelo de remuneração em que está sendo discutido pelos representantes das grandes agências do país.

Resposta Atividade 1/1 João Mateus



Subjetivo: Violência contra as mulheres

Objetivo: Concientização para diminuir a violência contra as mulheres

O Governo Federal em conjunto com o Governo de Pernambuco vem por meio dessa campanha concientizar a população contra a violência contra as mulheres e encorajar as mulheres denunciarem o agressor.

Resposta Atividade 1/1 - Giovanna Neves; Lyandra Carvalho



Subjetivo: Desmatamento das florestas brasileiras.
Objetivo: Conscientizar a população brasileira sobre o desmatamento.

A marca WWF (World Wide Fund for Nature) faz conscientização sobre o desmatamento das florestas brasileiras, demostrando que quanto mais papel as pessoas utilizam de forma exagerada mais aumenta o nível de desmatamento.  

Resposta 1/1 - Bárbara Rocha e Sildomar Rockenbach



Subjetivo: Futebol de rua
Objetivo: Relacionar o futebol de rua com as Havaianas e sua popularidade

A campanha tem por objetivo fazer uma ligação da popularidade da marca Havaianas com futebol de rua, sendo representada através de uma ilustração que mostra um garoto com uma Havaiana na cabeça insinuando o uso de uma bola.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Resposta Atividade 1/1 - Pedro Guilherme Machado e Ronaldo Alves




Subjetivo: Esportes Olímpicos.
Objetivo: Fazer uma ligação entre o trocadilho Bradescompleto e vários esportes olímpicos que complementam-se formando uma nova imagem.

O banco Bradesco, como patrocinador das olimpíadas, apresentou nessa campanha os diversos tipos de esportes e brincou com o nome da empresa ligando o nome da marca com a palavra completo e com as imagens, assim havendo uma ligação entre o trocadilho e as imagens que se completam nas figuras.

Resposta Atividade 1/1 - Frederico Silva e Luiz Felipe





A GreenPeace vem a tempos mostrando ao mundo o impacto que o desmatamento na floresta amazônica vem causando. E cada vez mais, a GreenPeace vem trabalhando para frear isso.

Subjetivo: Desmatamento da floresta amazônica.
Objetivo: Conscientização para frear o desmatamento na floresta amazônica.

Resposta Atividade 1/1 - Felipe Medeiros e Rhafaella Vidal



Subjetivo: Feijoada e acompanhamentos, prato típico brasileiro.
Objetivo: O uso da prato típico representando a geografia brasileira.

A feijoada é uma prato típico da culinária brasileira. A marca retratou a geografia do país utilizando o prato e seus acompanhamentos, gerando maior familiarização do contexto histórico.

Resposta Atividade 1/1 - Carlos Ed. Marques e Lauane

Subjetivo: Animais em um contexto geral;
Objetivo: Utilização dos animais para criticar o consumo exagerado e descontrolado dos animais no mundo da moda, e suas consequências.

Resposta Atividade 1/1- Ian Oliveira e Adriely Teles




Subjetivo: Festa, Carnaval, Animação, Diversão.

Objetivo: Conscientizar sobre o uso da camisinha no carnaval.

Resposta Atividade 1/1- Jhennifer Matos e Amanda Gentilin




Subjetivo: Cinema, filme O Diabo Veste Prada. O cinema está enraizado na cultura de diversos países, considerado como a sétima arte. Legumes.

Objetivo: Usado de forma criativa, coloca os vegetais como protagonista do filme.

o anuncio transmite a ideia de que o quiabo, no caso desse anúncio, é protagonista do filme, e que na hortifruti os produtos são de qualidade.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Resposta Atividade 1/1- Victhor Sousa e Natália Souza


Subjetivo: Capoeira. As vestimentas e os movimentos típicos da prática da luta, apresentam uma imagem com uma construção histórica marcante.

Objetivo: Uso de elementos marcantes da cultura brasileira para divulgar a marca.




A campanha feita pela havaianas, foi focada em utilizar elementos culturais brasileiros, como futebol, samba, pontos turísticos e a capoeira. Como mostrado no anúncio ``Desde 1962``, para ser mostrado que a marca já esta no mercado a bastante tempo, foi utilizado elementos culturais  bem marcantes para o nosso país e que carregam um peso histórico.

Resposta Atividade 1/1- Rafaela e Bianca Kamilla



Subjetivo: Jogar bola, Futebol, costume brasileiro.

Objetivo: O significado de jogar bola dentro do contexto publicitário é passar intimidade e conforto.


A campanha publicitária traz um cunho cultural apresentando o futebol que é um símbolo cultural brasileiro, por ser muito praticado e ser símbolo nacional, mas que esta presente também em muitos países. Esta peça representa a intimidade entre família e o conforto que o produto da marca proporciona.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Oi Redatores,

sejam todos muito bem-vindos!
Apresento a mais nova ferramenta criativa, o blog 100 ideias. Um espaço criado para estudar, criar e desenvolver muitas campanhas para a disciplina de Redação Publicitária da PUC Goiás ministrada por mim, prof. Patricia Quitero. Espero que curtam esse espaço e cuidem bem dele para realizamos juntos muitas experimentações publicitárias. Aproveitem essa disciplina se expressarem, montarem portfólio e descobrir seu grande talento criativo e estratégico através dessa ferramenta de composição textual e imagética. Então se joga... crie muito e conte comigo, sempre!