Analise Critica: Os Desafios da Propaganda Na Modernidade
No artigo analisado é possivel notar a mudança na propaganda brasileira e suas formas de interagir e atingir o publico de forma geral nas ultimas décadas. A propaganda brasileira tem perdido sua essência cultural, dando espaço para as técnicas globais de marketing, com isso o dialogo entre a propaganda e o receptor tem sido prejudicado, em especial as revistas, ja que nas técnicas de marketing não é priorizado um dialogo entre a marca e o publico, mas sim um discurso em que o publico é levado a pensar da maneira que a empresa quer.
Devido o crescimento das industrias e as costantes mudancas no mercado podemos perceber que hoje nos dias atuais a propaganda passa a ter uma função mais perssuasiva sendo assim tendo uma interação mais restrita com o publico ja que o objetivo é informar, impactar e divulgar o produto diferentemente de antigamente onde não preocupavam tanto com seus textos e a familiarização com o publico ja que tinham um viés diferente. A propaganda moderna ela é mais definida por conceitos universais advindos do marketing, enquanto a propaganda tradicional usa-se mais da conexão, fazendo trocas com o publico através da cultura dos mesmos e a informação concebida por ela, exemplo disso é que os primeiros redatores, foram os escritores e os diretores de arte foram os artistas plásticos.
Contudo a propaganda ganhou uma nova forma de ser vista na sociedade, uma nova função de fato que é dar significado na vida das pessoas. A propaganda moderna teve que eliminar ao máximo a capacidade critica do receptor, com isso a propaganda deixou de informar , para orientar a conduta do seu publico. E o produto já não é mais apenas para uso pratico e sim para adquirir status, ajudar em sua indentidade como ser humano, mesmo essa identidade em sua maioria não fazendo jus a pessoa. O maior papel fundamental de marketing foi dar a publicidade espaço para que se tornasse a maior maquina de anuncios, anuncios esses que devido a grande expansao do mercado o produto poderá ser adquirido de todas as partes do mundo, tendo resultados maiores de vendas.
Sendo assim tendo propagandas no dia de hoje não tao culturais, mas com formas eficazes de vendas, levando em conta que todos os anuncios devem ser originais como dito no texto do Rodrigo Stefani. Podendo dar ao publico o livre arbitrio em seu olhar critico quando se refere a propaganda. Entretanto, a maior parte das propagandas usa-se de bases parecidas para serem produzidas. Ou seja, a propaganda tem sido eficaz em vender, porem a ideia de que há uma variedade maior de campanhas é um pouco distorcida, pois podemos perceber que as propagandas atuais se assimilam muito umas com as outras em vários detalhes.
Por: Rafaela Oliveira e Bianca Kamilla
Bom trabalho meninas!
ResponderExcluirEstarei à disposição para esclarecer as dúvidas.
Monitor - Johnathan Alves