sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Resposta 2/1- Natália Souza e Victhor Sousa

        Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade

        O texto apresenta o processo divisório sobre o papel da propaganda tradicional, com o intuito de convencer e controlar os consumidores em suas atitudes de consumo, questionamento também sobre qual seria o verdadeiro papel da propaganda , sendo este, vender ou informar o consumidor acerca do produto ou serviço apresentado.
        Inicialmente, na publicidade, artistas mais conhecidos começaram a produzir trabalhos imagéticos para compor as campanhas, enquanto poetas exerciam trabalhos como redatores e as músicas se transformavam em jingles. Tornando a publicidade, que antes era voltada para o conteúdo informativo e para a apresentação de um produto ou serviço, em campanhas desprovidas de informação, mas ricas em sua parte estética e persuasiva, através de valores simbólicos atribuídos aos produtos e a forma de vida que estes estariam proporcionando para seus consumidores. Descartando ao máximo a reflexão critica do indivíduo, tornando mais fácil persuadi-los, para que estes não questionem sobre o que é mostrado.
       Como disse Martín Barbero, não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem comunicação. Ambos representam uma relação mútua, na qual, a propaganda representa uma grande influência sobre o comportamento social, e agora, a cultura popular e as lutas empregadas por esses passaram a ganhar espaço nos meios de comunicação e nas campanhas publicitarias.
       Com o passar do tempo a propaganda mestiça foi perdendo espaço para a propaganda de marketing. Ou seja, a propaganda que era antes regional foi dando lugar as propagandas globais, tornando a propaganda tradicional em globalizado.
       A propaganda brasileira foi moldada para se encaixar nas técnicas internacionais, que foram adotadas nas escolas de comunicação e em agencias publicitarias, isso fez com que as agencias obtivessem maior sucesso nas vendas de produtos. Desde então, as exigências sobre a propaganda foram crescendo e consequentemente a cobrança de resultados, sobre estas, também ficou maior.

Um comentário:

  1. Bom trabalho dupla!

    Estarei à disposição para esclarecer as dúvidas.

    Monitor - Johnathan Alves

    ResponderExcluir