Revisão N2 e Desafio Criativo
Estamos chegando ao final da nossa disciplina e chegou a hora de demonstrar o quanto aprendeu neste semestre, a partir dos conteúdos da disciplina Redação Publicitária.
Este Job de revisão discute um assunto emergente, Empoderamento Feminino e reconhecimento de posturas errôneas das marcas de cerveja.
A Skol, assim como todas as marcas de cerveja, tem no seu histórico uma série de campanhas em que a figura feminina é bastante explorada. No Carnaval de 2015, a empresa errou a mão em uma propaganda machista – “Esqueci o não em casa” – e foi bastante criticada na internet.
Mas, desde o último ano, a Skol vem se destacando pela nova postura de pluralidade e respeito. Para marcar o mês das mulheres e provar que evoluiu, a marca convidou ilustradoras para refazer antigos anúncios e o resultado tem feito sucesso nas redes sociais.
A campanha “Reposter” – que tem o slogan “redondo é sair do seu passado” – contou com a participação de seis mulheres e sob diferentes olhares e perspectivas, elas recriaram os pôsteres de propagandas passadas.Além de dar um novo visual para as antigas peças e fugir do estereótipo sensualizado da mulher, a campanha reforçou o emponderamento feminino e, de quebra, ficou pra lá de bonita.
Este exercício de Revisão consiste em relembrar as 19 Técnicas Criativas de Henry para definirmos qual ou quais técnicas criativas foram utilizadas na confecção desta campanha.
Exemplo: 1 - Técnica criativa Aproximação: principais características: é informativa, simples e direta. Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=1 e geralmente é utilizadas em campanhas de varejo
Agora é com você... Faça isso com as demais técnicas e já vai estudando para a nossa avaliação.
2 - Agora vamos à analise da campanha da Skol. Responda:
- Qual a técnica criativa principal? (lembre-se que ela está relacionada ao "argumento")
- Quais as Técnicas Criativas Secundárias? (geralmente tem mais de uma)
- Analise qual o elemento cultural presente: (o elemento geralmente está ligado ao contexto social, politico)
- Ache o Significante:
- Ache o significado:
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito ou contraste)
- Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional
- Qual a aritmética utilizada? (1 - 2 ou 3 - fale e explique)
- Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual)
- Qual o tipo de Titulo: (lembre-se dos 6 tipos impressos?)
Desafio Criativo
Agora, com base nos estudos das técnicas criativa de Henry Joannis, refaça esse anuncio utilizando a técnica de Encenação do Concreto (principal) e Expressão Contra corrente (secundária) Esse exercício, os 3 melhores materiais (critério: criatividade / execução / Técnicas corretas), ganharão 1 ponto extra na media de N2 (dupla). Bom trabalho!
Este Job de revisão discute um assunto emergente, Empoderamento Feminino e reconhecimento de posturas errôneas das marcas de cerveja.
A Skol, assim como todas as marcas de cerveja, tem no seu histórico uma série de campanhas em que a figura feminina é bastante explorada. No Carnaval de 2015, a empresa errou a mão em uma propaganda machista – “Esqueci o não em casa” – e foi bastante criticada na internet.
Mas, desde o último ano, a Skol vem se destacando pela nova postura de pluralidade e respeito. Para marcar o mês das mulheres e provar que evoluiu, a marca convidou ilustradoras para refazer antigos anúncios e o resultado tem feito sucesso nas redes sociais.
A campanha “Reposter” – que tem o slogan “redondo é sair do seu passado” – contou com a participação de seis mulheres e sob diferentes olhares e perspectivas, elas recriaram os pôsteres de propagandas passadas.Além de dar um novo visual para as antigas peças e fugir do estereótipo sensualizado da mulher, a campanha reforçou o emponderamento feminino e, de quebra, ficou pra lá de bonita.
Este exercício de Revisão consiste em relembrar as 19 Técnicas Criativas de Henry para definirmos qual ou quais técnicas criativas foram utilizadas na confecção desta campanha.
Exemplo: 1 - Técnica criativa Aproximação: principais características: é informativa, simples e direta. Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=1 e geralmente é utilizadas em campanhas de varejo
Agora é com você... Faça isso com as demais técnicas e já vai estudando para a nossa avaliação.
2 - Agora vamos à analise da campanha da Skol. Responda:
- Ache o Significante:
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito ou contraste)
- Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional
- Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual)
Desafio Criativo
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