Técnicas Criativas
4 - Hiperbolização
A técnica de Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula. Mas este jogo com a satisfação prometida, este afastamento da realidade num universo extraordinário, cria uma certa cumplicidade com o leitor e conferem força. O perigo desta técnica é não ousar ir longe demais.
Questões:
• Qual seria a representação natural e normal dessa satisfação?
• Não se pode acrescentar à essa representação natural de satisfação um exagero publicitário grosseiro?
O risco da Hiperbolização é que o exagero são seja suficientemente longo ao ponto de alcançar o mito, a fábula, mantendo-se o tom de humor sem virar "um grosseiro pastelão".
5 - Reserva Espetacular
A técnica de Reserva Espetacular consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta "presença espetacular" do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status ao produto em questão. Isto implica o precioso, o prestígio e um certo esnobismo.
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Questões:
• A base da mensagem (representação do produto) é reconhecida e atribui status à marca junto ao público?
• A natureza e o aspecto físico do produto contém representações visuais fortes, marcantes?
• Dispomos de um orçamento suficientemente elevado para que esta simples representação pelo silêncio tenha impacto?
O risco da Reserva Espetacular é que o produto não seja suficientemente forte para se prestar a uma comunicação implícita deste tipo.
6 - Transfiguração Qualitativa
A técnica de Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Através desta técnica são construídas fortes campanhas. Um misto da técnica de Reserva Espetacular, mas com o diferencial qualidade explícita.
Questões:
• Existe, na mensagem, um elemento estético que se preste a uma expressão artística e que transmita qualidade ao produto anunciado?
• Quais os principais atributos qualitativos do produto a serem trabalhados?
O risco da Transfiguração Qualitativa é o exagero nos atributos de qualidade do produto. Preocupe-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.
7 - Referência Inesperada
A técnica de Referência Inesperada consiste em utilizar um elemento verbal e visual bem conhecido do consumidor, e, por meio de uma ligeira modificação, desvia-se o sentido do benefício do produto ou da marca a promover. Esta mudança produz o choque do reconhecimento, a surpresa causada pelo desvio de memorização do conjunto. A troca de papéis - mãe e filha / pai e filho, enfim o encontro de situações adversas que se passa no plano cognitivo ou cultural. ~
Questões:
• Existe um elemento conhecido do público que seja paralelo à mensagem que se quer transmitir?
• A modificação a ser introduzida é suficientemente leve, de forma a presente identificação do elemento de referência original?
• Não se trata de uma mera aproximação verbal ou visual?
• Elemento de referência fixado é efetivamente reconhecido pelo público consumidor?
O risco da Referência Inesperada é a incompreensão causada pela falta de referência entre a mensagem (código) é o consumidor (decodificador).
Os exercícios práticos a seguir são fáceis:
1 - Ache um anúncio que utilize cada uma das 4 técnicas dadas na aula de hoje e poste (os 4 juntos)
2- Depois, crie 1 anúncio completo (contendo todos os elementos textuais estudados) para o Cliente Chilli Beans. Faça isso em 4 versões: utilizando as técnicas estudadas na aula de hoje. Sei que será um desafio, que, com certeza, será superado por todos com muita competência, ok.
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