Aula 1

O Assunto de hoje é: Comunicação, Cultura e Identidade 




Vamos Conversar sobre isso? O que é cultura pra você?

Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores.

A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.Seria a herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social.






A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

A cultura é um conceito que está sempre em evolução, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano

Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços, complexos e padrões culturais.

Traços Culturais 
Em geral, os antropólogos consideram os traços culturais como os menores elementos que permitem a descrição da cultura. Referem-se, portanto, à menor unidade ou componente significativo da cultura, que pode ser isolado no comportamento cultural.

Embora os traços sejam constituídos de partes menores, os itens, estes não têm valor por si só. Exemplo

Arco e flecha = Arma Indígena

Arco e flecha = Arma Ninja  


Arco e flecha = Esporte Olímpico 


 Alguns traços culturais materiais são objetos, ou seja, cadeira, mesa, brinco, colar, machado, vestido, carro, habitação etc.


  
Os traços culturais não materiais compreendem atitudes, comunicação, habilidades.
Exemplo: aperto de mão, beijo, oração, poesia, etc.


 Nem sempre a ideia de “traço” é facilmente identificável em uma cultura, em face da integração, total ou parcial, de suas partes. Muitas vezes, fica difícil saber quando uma “unidade mínima identificável”  pode ser considerada um traço ou um item.

Por exemplo:

O feijão – como prato alimentício, é um traço cultural material;


 Mas o feijão, como um dos ingredientes da feijoada, toma-se apenas um item dessa dieta brasileira. 


O mesmo material, utilizado e organizado por pessoas pertencentes a duas sociedades diversas, pode chegar a resultados diferentes; vai depender da utilização e da importância ou valor do objeto para cada uma dessas culturas.
Exemplo: um artesão pode, com fibras de junco, confeccionar cadeiras (Brasil) ou casas (Iraque).

Em cada cultura, deve-se estudar não só os diferentes traços culturais encontrados, mas, principalmente, a relação existente entre eles. Enfim: “Todo elemento cultural tem dois aspectos: subjetivo e objetivo” (White, 1975:140-1).

Atualmente, parece que os antropólogos têm preferido o termo “elemento cultural”, em substituição a traço cultural. Hoebel e Frost (1981:20) definem elemento cultural como “a unidade reconhecidamente irredutível de padrões de comportamento aprendido ou o produto material do mesmo”.

Exemplo:

 SUBJETIVO – O "Objeto" - imagem floresta em qualquer contexto.


OBJETIVO – O Significado real da Floresta no contexto publicitário
Neste caso, significa o Pulmão do Brasil que vem sendo degradado pelo homem



O QUE PRECISAMOS SABER: o significado e a maneira como os traços se integram em uma cultura.

Publicidade e Persuasão 

A publicidade raramente convence alguém a algo; Ela persuade alguém a algo. Persuadir tem mais a ver com concordar com algo que o consumidor já pensa:

– Por meio dessa concordância trazer o consumidor para o produto que se quer anunciar.
– A persuasão se dá quando: localizamos primeiramente os valores do consumidor e depois os associamos às características do produto que estamos anunciando os valores do consumidor X e as características ou valores expressos pela comunicação do produto.


Para iniciarmos nossa análise lembrei de uma campanha muito polêmica contendo Traços Culturais nítidos e cheio de polêmica. Segue abaixo a campanha UnHate da Benetton para comentarmos muito.   Busque informações sobre essa campanha na Internet… vamos discuti-la em sala.


SUBJETIVO – O objeto em si/ação?

OBJETIVO – Qual o significado real para a sociedade? 

Vamos analisar mais exemplos... 

O carnaval é uma grande manifestação cultural brasileira. Qual elemento você consegue identificar no anúncio abaixo?


E neste próximo exemplo: você é capaz de identificar algum elemento cultural?


E para finalizar... Qual é o elemento da cultura brasileira presente? Como ela está sendo representado?



 Exercícios de Reflexão Criativa: 

1– Sua primeira missão é:
a – Procurar um anúncio que carregue em sua raiz criativa algum Elemento Cultural.
b – Poste-o no blog e faça uma análise semelhante ao exercício realizado em sala de aula: achando o elemento Subjetivo e o elemento Objetivo, justificando ambos.

2 - Para entregar na próxima aula: em dupla de criação, leiam o artigo Os desafios culturais da propaganda na modernidade, do Professor Rodrigo Stéfani Correa em anexo, faça um Resumo Critico de até 20 linhas (um único texto por dupla). Mas atenção, serão analisados 2 pontos: a percepção analítica da dupla criativa e a qualidade textual, então caprichem!

 Atenção: Façam o exercício 1 agora em sala, em dupla. Para a execução do exercício 2, leiam em casa o artigo e façam, individualmente um fichamento do texto. Cada um traga consigo os principais pontos do texto, para, juntos formularem o texto do exercício e postarem.

Importante, a correção acontecerá durante a próxima aula, ok.


Nenhum comentário:

Postar um comentário