A cultura e a publicidade são duas coisas que dificilmente podem ser desligadas uma da outra e esse é o assunto que o texto analisa. O autor do texto critica fortemente o atual sistema de criação publicitária, o mesmo compara anúncios da revista veja atualmente e os anúncios mais antigos.
A questão a ser entendida é que o mercado publicitário não funciona baseado somente em cultura, o marketing em geral sempre foi focado nas vendas e propagação dos produtos e marcas de acordo com os interesses do cliente que financia as propagandas.
Podemos concordar que a publicidade e cultura estão sim interligadas. A questão é que devemos nos atualizar e isso ocorre a todo momento, a publicidade nunca vai seguir um padrão, em cada época e em cada sociedade ela pode se reinventar de uma forma diferente, atualmente a interação é algo que esta ligado ao rápido consumo de informações, sendo parte cultural ou não.
Querer que a publicidade seja um meio de espalhar questões sociais e culturais é buscar uma dor de cabeça, pois, o caminho que ela trilhou é o que busca lucros, a criação publicitaria tornou-se um produto e não um serviço cultural para a comunidade, porém, isso não quer dizer que a publicidade não tenha questões culturais envolvidas, o que acontece é que o foco simplesmente não é a veiculação da cultura.
Chegamos a conclusão que a opinião do autor não passa o impacto total como deveria, a analise contém tópicos importantes que realmente devem ser pensados sobre a cultura, entretanto, no atual mercado publicitário a cultura não será o foco, a questão de se usar elementos regionais ainda é um meio publicitário, mas o que realmente é considerado nas agencias é a palavra final do cliente e produtos que sejam curtos, fáceis, diretos e criativos para o publico atual que demanda de informações rápidas.
Bom trabalho dupla!
ResponderExcluirEstarei à disposição para esclarecer as dúvidas.
Monitor - Johnathan Alves