Técnicas Criativas
8- Universo Cultural
A
técnica de Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a
que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de
forma intensa, gerando identificação imediata. Essa técnica é usada
exclusivamente, quando o público-alvo do produto é definido e
segmentado, afinal esta é uma forma de atribuir status à marca.
Essa técnica não se preocupa em desagradar aqueles que não estão na "linha de fogo".
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• O público a quem é destinada a comunicação possui características próprias que podem ser abordadas na campanha?
•
O produto/serviço é realmente voltado para um determinado público ou
está aberto para o público em geral? • Cabe à marca em questão o
conceito de status?
O
risco do "Universo Cultural é o uso errôneo com produtos ou serviços
voltados a um público mais amplo (por exemplo: faixa etária compreendida
entre 18 a 50 anos), o que acaba descaracterizando totalmente a ideia
de "comunicação de guetos, tribos"
http://sewingandbones.blogspot.com.br/2011/02/mundo-de-jeans.htm - Link
história Levis
9- Testemunhal
A
técnica de Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou
mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada
ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor
do mesmo.
Atenção!
O uso de artistas e apresentadores de TV só é considerado Testemunhal,
quando aparece na peça a sua fala, claramente, na íntegra, entre aspas.
Essa é a grande peculiaridade do testemunhal, caso contrário, trata-se
de um caso de Personalização.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• O uso do testemunhal irá dar maior credibilidade à marca?
• Não corre-se o risco de soar falso o uso de determinada pessoa conhecida do público?
• Essa pessoa escolhida tem "moral" para depor a favor do produto?
O
risco do Testemunhal é utilizar de pessoas com pouca credibilidade,
personalidade fraca, ou mesmo, soar falso perante o público. O uso
correto dessa técnica é fundamental, portanto, não brinque com o
consumidor.
10- Oportunidade
A
técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de
"oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica,
aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial
para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada,
não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade. As vezes, o que
seria uma trágica notícia, acaba se tornando lucratividade para o bolso
de muitos empresários. Associações engraçadas através de personagens e
filmes de sucesso atual também são usuais. Enfim, tudo é válido, desde
que se trate de um fato polêmico, que gere discussões e, principalmente,
se puder ser explorado de uma forma leve.
Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
• O fato "oportuno" a que se quer trabalhar à associação é realmente de peso?
• O público-alvo tem consciência da sua existência?
• A abordagem que se pretende fazer do fato em voga -não irá ridicularizar a população ou gerar algum tipo de discriminação?
• Dá para tratar essa abordagem de uma forma leve para o consumidor?
O
risco da Oportunidade é trabalhar ideias que possam não ser realmente
tão polêmicas. Não podemos correr o risco de pegar o consumidor de
surpresa. Pode ofendê-lo ou mesmo desinteressá-lo pela peça e,
consequentemente, pelo produto anunciado.
Você já sabe o que fazer.
1 - Poste um exemplo de cada técnica aprendida hoje.
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