Técnicas Criativas
Aproximação:
Principais características: é informativa, simples e direta. Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=1 e geralmente é utilizadas em campanhas de varejo
Antitese:
Principais características: Conceito oposto, choca-se pelo impacto, 2 mensagens, utiliza-se a aritmética 1+1=2
Bi-secção:
Principais características: utiliza metáfora, utiliza dois signos, duplo sentido, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Hiperbolização:
Principais características: exagero da qualidade do produto, ao ponto de se tornar algo impossível, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Reserva Espetacular:
Principais características: Imagem conceitual com logo, sem textos, geralmente rodeada de silencio, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Transfiguração Qualitativa:
Principais características: ênfase na qualidade do produto, realizão estetica do produto, utiliza-se da aritmética 1+1=2, 1+1=3
Referencia Inesperada:
Principais características: utiliza elementos conhecidos pelo consumidor com modificações que surpreendem, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Universo Cultural:
Principais Características: utiliza-se elementos da cultura do publico, utilizando conceitos e características do mesmo, gerando identificação imediata, utiliza-se da aritmética 1+1=2 1+1=3
Testemunhal:
Principais Características: Uso de alguma pessoa famosa, especialista ou comum para mostrar aprovação do produto, utiliza-se da aritmética 1+1=1 1+1=2
Oportunidade:
Principais características: Utiliza-se de um acontecimento para falar com o publico, pode ser associado ao fato ou apenas fazer referencia, para se utilizar essa técnica é bom ter em mente que o fato deve ter ou ter tido repercussão, utiliza-se da aritmética 1+1=2 1+1=3
Suspense Adiado:
Principais características: Trabalha a mensagem em duas partes. A primeira é uma mensagem que gere curiosidade, geralmente difícil de compreender, e a segunda revela o motivo da primeira, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Encenação do Concreto:
Principais características: Atribui características ao produto utilizando sua forma física, as possibilidades para essa tecnica são muitas, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Decodificação do acaso:
Principais características: Utiliza-se palavras, nomes , frases para construir uma visão diferente do produto, atribuindo valor e novos conceitos que estimulam o consumo, , utiliza-se da aritmética 1+1=2 1+1=3
Fantasia:
Principais Características: Explora o psicológico e o emocional do consumidor. Utilizando imagens, cores, fontes que lembrem contos, de fadas, sonhos, etc. Geralmente é utilizada para remeter alguma lembrança ou sonho, na maior parte da infância, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Guerra de marcas:
Principais Características A empresa faz menção direta da marca concorrente, geralmente provocativa, no Brasil a técnica é proibida, entretanto podemos vê-las em alguns anúncios, mas de forma bem sutil, utiliza-se da aritmética 1+1=3
Força Vampiro:
Principais Características: Apropria-se de conceitos e frases já consolidados na mente do publico, para criar um novo conceito ou associar o mesmo a marca, utiliza-se da aritmética 1+1=2
Personalização Significante
Principais Características: Utilizar um personagem ou alguém para demonstrar as qualidades da marca. O personagem tem que passar veracidade e personalidade, utiliza-se da aritmética 1+1= 2
Expressão Contra-corrente:
Principais Características: Utilizar formas de anúncios não habituais, saindo do padrão: Titulo, texto e etc, utiliza-se da aritmética 1+1=1 1+1=2 1+1=3
Imagem da Marca:
Principais Características: A ideia nesse anuncio não é vender o produto, mas sim a imagem e o conceito da marca, utiliza-se da aritmética 1+1=1 1+1=2
Analise campanha Skol
- Qual a técnica criativa principal?
Antitese
- Quais as Técnicas Criativas Secundárias?
Força Vampiro, encenação do Concreto, Expressão Contra corrente, imagem da marca.
- Analise qual o elemento cultural presente:
Feminismo, Empoderamento feminino
- Ache o Significante:
Primeira imagem: Uma imagem totalmente sexista e machista que objetifica bastante a mulher
Segunda imagem: Mulheres empoderadas e a o arrependimento da Skol sobre as suas campanhas do passado. Exaltando o fato de sair do seu passado e abandonar velhos hábitos machistas e costumes é algo legal.
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação:
Causa-efeito
- Qual a linha de força textual: Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional
Feminismo, Empoderamento feminino
- Ache o Significante:
Primeira imagem: Uma mulher de bikini com seus glúteos sendo exposto e um chop da skol na mão
Segunda imagem: 3 Mulheres em um clima festivo bebendo cerveja
- Ache o significado:Primeira imagem: Uma imagem totalmente sexista e machista que objetifica bastante a mulher
Segunda imagem: Mulheres empoderadas e a o arrependimento da Skol sobre as suas campanhas do passado. Exaltando o fato de sair do seu passado e abandonar velhos hábitos machistas e costumes é algo legal.
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação:
Causa-efeito
- Qual a linha de força textual: Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional
Não há linha de força, pois não tem texto
- Qual a aritmética utilizada?
1+1= 2, Complementação, Para entender o anuncio é necessário ver a imagem e o titulo.
- Qual o arquétipo utilizado?
1+1= 2, Complementação, Para entender o anuncio é necessário ver a imagem e o titulo.
- Qual o arquétipo utilizado?
Arquétipo: Ambos Feminino, Primeira imagem: Afrodite Segunda imagem: Atena.
- Qual o tipo de Titulo:
Titulo inteligente
Desafio Criativo
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