Técnicas Criativas
1- Aproximação:
Principais características: é informativa, simples e direta. Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=1 e geralmente é utilizadas em campanhas de varejo.
1/Antítese:
Principais características: chama atenção, contraste, alto impacto.Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=3..
2/Bi-secção:
Principais características: duplo sentido do signo, levar pontos diferentes a um ponto comum.Utiliza-se sempre de aritmética 1+1=2.
3/Hiperbolização:
Principais características: exagero da satisfação prometidaUtiliza-se sempre de aritmética 1+1=3.
4/Reserva Espetacular:
Principais características: ausência de texto, silêncio.Utiliza-se sempre de aritmética: 1+1=3.
5/Transfiguração Qualitativa:
Principais características: ênfase na qualidade e realização estética do produtoUtiliza-se sempre da aritmética 1+1=2, 1+1=3
6/Referência inesperada:
Principais características: elemento verbal/visual conhecido do consumidor, mas com leve modificação.Utiliza-se sempre da aritmética: 1+1=3
7/Universo Cultural:
Principais características: identificação com o publico, não preocupa em desagradar quem não é o publico.Utiliza-se sempre da aritmética: 1+1=2, 1+1=3
8/Testemunhal:
Principais características: uso de pessoas que dão credibilidade a marca.Utiliza-se sempre da aritmética: 1+1=1, 1+1=2
9/Oportunidade;
Principais características: aproveita de um conhecimento local/nacional/mundial para vender um produto.Utiliza-se sempre da aritmética: 1+1=2, 1+1=3
10/Suspense Adiado:
Principais características: mensagem incompreensível, revelaçãoUtiliza-se sempre de aritmética: 1+1=3.
11/Encenação do concreto:
Principais características: metáfora, imagética, não há metáfora no texto, conceito forte.Utiliza-se sempre de aritmética: 1+1=3
12/Decodificação do Acaso:
Principais características: Lingüística, junção de nomes ou parte de um mesmo nome.Utiliza-se sempre de aritmética:1+1=2, 1+1=3.
13/Fantasia:
Principais características: animação, exploração psicológica, ilustração.Utiliza-se sempre de aritmética: 1+1=3
14/Guerra de Marcas
Principais características: menção ao concorrente, proibida pelo CONAR brasileiro.Utiliza-se sempre de aritmética: 1=1=3
15/Força Vampiro:
Principais características: sugar um conceito persistente, clichê.Utiliza-se sempre de aritmética: 1+1=2
16/Personalização Significante
Principais características: endosso, perigoso, pessoas publicas que são referencia.Utiliza-se sempre de aritmética: 1+1=2
17/Expressão Conta-Corrente
Principais características: manifesto estético, públicos segmentados, jovens, irreverência.Utiliza-se sempre de aritmética: 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3
18/Imagem de Marca
Principais características: Institucional:Utiliza-se sempre de aritmética: 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3.
kljio
2 - Qual a técnica criativa principal? Antítese
- Quais as Técnicas Criativas Secundárias? (geralmente tem mais de uma) Universo Cultural, Força Vampiro, Expressão Contra-Corrente.
- Analise qual o elemento cultural presente: (o elemento geralmente está ligado ao contexto social, politico) Luta contra o Machismo e o empoderamento Feminista.
- Ache o significado O significado é a comparação das imagens, tentando se redimir de um passado "vergonhoso", antiquado.
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito ou contraste) Contraste.
- Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional Não há linha de força textual!
- Ache o Significante Imagem da esquerda: mulher na praia de biquíni com as nádegas virada para o público e uma cerveja na mão; Imagem da direita: três mulheres arrumadas em uma espécie de festa com cervejas na mão.
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito ou contraste) Contraste.
- Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional Não há linha de força textual!
- Qual a aritmética utilizada? (1 - 2 ou 3 - fale e explique) 1+1=3, pois através da associação de imagem e texto, cria-se um novo conceito.
- Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual) Feminino; o da esquerda é Afrodite e o da direita é Atena.
- Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual) Feminino; o da esquerda é Afrodite e o da direita é Atena.
- Qual o tipo de Titulo: (lembre-se dos 6 tipos impressos?) Inteligente
Desafio de Criatividade
Bom trabalho dupla!
ResponderExcluirEstarei à disposição para esclarecer as dúvidas.
Monitor - Johnathan Alves