segunda-feira, 12 de junho de 2017

Revisão N2 + Exercício Criativo: Felipe Medeiros e Rhafaella Vidal

Exercício 1

01. Aproximação: informativa, simples e direta.
Aritmética: 1+1=1.

02. Antítese: alto impacto e ascensão por contraste.
Aritmética: 1+1=3.

03. Bi-secção: duplo sentido do signo, metáfora.
Aritmética: 1+1=2.

04. Hiperbolização: Exagero da sofisticação prometida para atingir a dimensão do mito, da fábula.
Aritmética: 1+1=3.

05. Reserva Espetacular: Ausência de texto publicitário, fala com o silêncio. Funciona apenas com marcas já conhecidas.
Aritmética: 1+1=3.

06. Transfiguração Qualitativa: Formação da imagem pela técnica, enfatiza a qualidade e a realização estética do produto.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.

07. Referência Inesperada: Elemento verbal e visual já conhecido pelo consumidor, causa choque, surpresa inesperada.
Aritmética: 1+1=3.

08. Universo Cultural: Público segmentado, identificação com o público alvo.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.

09. Testemunhal: Usam de pessoas comuns, artistas influentes, para fazer a imagem do produto dando credibilidade a marca.
Aritmética: 1+1=1, 1+1=2.

10. Oportunidade: Aproveita de um acontecimento local, nacional ou mundial para vender ao cliente, associado a repercussão do mesmo.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.

11. Suspense Adiado: Gera expectativa para depois fazer a revelação ao que será anunciado.
Aritmética: 1+1=3.

12. Encenação do Concreto: Metáfora. Cria características ao produto através das características físicas do mesmo.
Aritmética: 1+1=3.

13. Decodificação do Acaso: Linguística. Cria uma nova visão do produto para o cliente a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.

14. Fantasia: Linguagem lúdica, exploração psicológica e emocional, ilustração.
Aritmética: 1+1=3.

15. Guerra de Marcas: Uma marca menciona/provoca o concorrente para se promover, no Brasil a prática é proibida pelo CONAR.
Aritmética: 1+1=3.

16. Força Vampiro: "Suga" o conceito já consolidado por uma outra marca para gerar identificação ou intimidade com o público.
Aritmética: 1+1=2.

17. Personalização Significante: criar personalidade da marca ou às suas qualidades numa própria personagem que, pela sua própria natureza, comunique e garanta a promessa central da mensagem.
Aritmética: 1+1=2.

18. Expressão Contra-Corrente: Público segmentado. Sair dos limites publicitários.
Aritmética: 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3.

19. Imagem da Marca: Transformação de um elemento concreto que mostre a personalidade da empresa de forma especifica, a fim de que ela seja reconhecida como tal.
Aritmética: 1+1=1, 1+1=2.

Exercício 2

- Qual a técnica criativa principal: Antítese.

- Quais as Técnicas Criativas Secundárias
? Oportunidade, Universo Cultural e Expressão Contra-Corrente

- Analise qual o elemento cultural presente: Empoderamento feminino. 

- Ache o Significante: 
A primeira imagem mostra a mulher na praia de biquíni com uma cerveja na mão. A segunda imagem mostra três mulheres arrumadas em uma festa com cervejas na mão, uma recriação. 

- Ache o significado:
A comparação das imagens, refazendo um anuncio antigo para representar um novo pensamento feminista.

- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: Contraste.

- Qual a linha de força textual: 
Não há linha de força textual.


- Qual a aritmética utilizada: 1+1=3, imagem e texto juntos criam um novo conceito.

- Qual o arquétipo utilizado: A imagem da esquerda reflete Afrodite, já a da direita, Atena.

- Qual o tipo de Titulo: Inteligente.



Desafio Criativo



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