1º Exercício
1 - Aproximação: A grande característica dessa técnica é o seu apelo agressivo e pouco criativo. Fala-se do produto... e mostra o produto.
Aritmética: 1+1=1.
2 - Antítese (Conceito Oposto) : É uma técnica de ação delicada: diz-se ao consumidor o contrário.
Aritmética: 1+1=3.
3 - Bi-secção (Metáfora): A técnica de Bi-secção consiste em exprimir a mensagem por intermédio de elementos aparentemente diferentes que se tomam significantes quando são justapostos.
Aritmética: 1+1=2
4 - Hiperbolização: A técnica de Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula.
Aritmética: 1+1=3.
5 - Reserva Espetacular: A técnica de Reserva Espetacular consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária.
Aritmética: 1+1=3.
6 - Transfiguração Qualitativa: A técnica de Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Através desta técnica são construídas fortes campanhas.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.
7 - Referência Inesperada: A técnica de Referência Inesperada consiste em utilizar um elemento verbal e visual bem conhecido do consumidor, e, por meio de uma ligeira modificação, desvia-se o sentido do benefício do produto ou da marca a promover.Aritmética: 1+1=3.
8 - Universo Cultural: A técnica de Universo Cultural fala a linguagem e tem a cara do público a que é destinado. Respeita seus conceitos de estética e o aborda de forma intensa, gerando identificação imediata.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.
9 - Testemunhal: A técnica de Testemunhal é o uso de pessoas comuns, usuários reais ou mesmo pessoas líderes de opinião, como profissionais da área relacionada ao uso do produto ou serviço, que realmente podem testemunhar a favor do mesmo.
Aritmética: 1+1=1, 1+1=2.
10 - Oportunidade: A técnica de Oportunidade poderia na verdade ser chamada de "oportunista", pois o papel do criativo no uso dessa técnica, aproveita-se de um acontecimento local, nacional ou até mesmo mundial para vender ao público uma comunicação para o seu cliente, associada, não ao fato, mas à repercussão do mesmo na sociedade.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.
11 - Suspense Adiado: A técnica de Suspense Adiado consiste em trabalhar a mensagem em dois momentos: num primeiro momento é publicada uma mensagem espetacular e incompreensível de forma que mobilize a atenção do consumidor e prenda a sua atenção, intrigando-o a criar uma expectativa da nova mensagem (descoberta do enigma) e, num segundo momento, a revelação, geralmente, promocional.
Aritmética: 1+1=3.
12 - Encenação do Concreto: A técnica de Encenação do Concreto consiste em atribuir novas características (novas formas de uso exploratórias) ao produto anunciado, partindo das características físicas do mesmo.
Aritmética: 1+1=3.
13 - Decodificação do Acaso: A técnica de Decodificação do Acaso é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome, construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor.
Aritmética: 1+1=2, 1+1=3.
14 - Fantasia: A técnica de Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade.
Aritmética: 1+1=3.
15 - Guerra de Marcas: Uma marca provoca o concorrente, no Brasil a prática é proibida pelo CONAR.
Aritmética: 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3.
16 - Força Vampiro: A técnica Força Vampiro é usada conceitualmente quando queremos"sugar" um conceito já consolidado por uma outra marca existente (não necessariamente concorrente, podendo ser até mesmo de outro segmento) ou mesmo trabalhar na campanha uma expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público.
Aritmética: 1+1=2.
17 - Personalização Significante: A técnica de Personalização Significante consiste em encarar a personalidade da marca ou às suas qualidades numa própria personagem que, pela sua própria natureza, comunique e garanta a promessa central da mensagem.
Aritmética: 1+1=2.
18 - Expressão Contra-corrente: A técnica de Expressão Contra-corrente consiste em utilizar uma forma de manifesto publicitário não habitualmente praticado pelos concorrentes, obtém-se,assim o valor real da atenção.
Aritmética: 1+1=3.
Imagem da Marca: a transformação de um conceito abstrato em um elemento concreto que encarne a personalidade da empresa, a fim de que ela seja reconhecida como tal.
Aritmética: 1+1=1, 1+1=2.
2º Exercício
- Qual a técnica criativa principal? (lembre-se que ela está relacionada ao "argumento")
Imagem da marca.
- Quais as Técnicas Criativas Secundárias? (geralmente tem mais de uma)
Força Vampiro, Universo Cultural.
- Analise qual o elemento cultural presente: (o elemento geralmente está ligado ao contexto social, politico)
Ativismo feminista.
- Ache o Significante:
Mulheres em uma social.
- Ache o significado:
Empoderamento feminino.
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito ou contraste)
Contiguidade.
- Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional
Não há texto, apenas título.
- Qual a aritmética utilizada? (1 - 2 ou 3 - fale e explique)
1+1=2, pois, é necessário observar a imagem e o texto para obter a compreensão.
- Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual)
Feminino, Atena.
- Qual o tipo de Titulo: (lembre-se dos 6 tipos impressos?)
Título Inteligente.
- Qual a técnica criativa principal? (lembre-se que ela está relacionada ao "argumento")
Imagem da marca.
- Quais as Técnicas Criativas Secundárias? (geralmente tem mais de uma)
Força Vampiro, Universo Cultural.
- Analise qual o elemento cultural presente: (o elemento geralmente está ligado ao contexto social, politico)
Ativismo feminista.
- Ache o Significante:
Mulheres em uma social.
- Ache o significado:
Empoderamento feminino.
- Qual a associação de Ideias utilizada para a criação: (semelhança, contiguidade, causa-efeito ou contraste)
Contiguidade.
- Qual a linha de força textual: (lembre-se que só podemos analisar texto se tivermos um) Apolínio = racional ou Dionisíaco = emocional
Não há texto, apenas título.
- Qual a aritmética utilizada? (1 - 2 ou 3 - fale e explique)
1+1=2, pois, é necessário observar a imagem e o texto para obter a compreensão.
1+1=2, pois, é necessário observar a imagem e o texto para obter a compreensão.
- Qual o arquétipo utilizado? (é feminino? Qual)
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