segunda-feira, 12 de junho de 2017

Revisão N2/Desafio Criativo - Giovanna Neve; Lyandra Carvalho.

1)  Técnicas criativas:
  • a) Aproximação: Informativa, simples e direta; aritmética 1+1=1;
  • b) Antítese:  Conceito oposto, contraste, alto impacto; aritmética 1+1=3;
  • c) Bissecção: Duplo sentido do signo, junção de dois universos aparentemente não conectados; aritmética 1+1=3;
  • d) Hiperbolização: Exagero da satisfação prometida, atingir a dimensão da fábula; aritmética 1+1=3;
  • e) Reserva espetacular:  Ausência de mensagem publicitária, fortes conotações, atribuição de status ao produto; aritmética 1+1=3;
  • f) Transfiguração qualitativa: Ênfase na qualidade explícita, realização estética do produto; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
  • g) Referência inesperada: Elementos verbais/visuais conhecidos do consumidor com ligeira modificação, surpresa causada pelo desvio de memorização do conjunto; aritmética 1+1=3;
  • h) Universo cultural: Alta identificação com o público-alvo, não se preocupa em desagradar quem não o é; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
  • i) Testemunhal: Uso de pessoas que testemunham a favor de um produto; aritméticas 1+1=1, 1+1=2;
  • j) Oportunidade: Aproveita-se de um acontecimento de grandes proporções, fatos polêmicos explorados de foma leve que geram discussões; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
  • k) Suspense adiado: Mensagem espetacular e incompreensível, mobilizar a atenção para um futuro anúncio; aritmética 1+1=3;
  • l) Encenação do concreto:  Novas características ao produto anunciado, exploração imprescindível das características físicas; aritmética 1+1=3;
  • m) Decodificação do acaso: Junção de nomes ou partes de um mesmo nome, nova visão do produto perante o consumidor; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
  • n) Fantasia:  Animação, exploração psicológica e emocional, contexto lúdico; aritmética 1+1=3;
  • o) Guerra de marcas:  Menção à concorrência (proibida no Brasil pelo CONAR); aritmética 1+1=3;
  • p) Força vampiro: Sugar um conceito já consolidado, trabalhar em cima de clichês; aritmética 1+1=2;
  • q) Personalização significante: Personalidade da marca, veracidade da personagem escolhida; aritmética 1+1=2;
  • r) Expressão contra-corrente: Manifesto publicitário fora do comum, sair do clichê; aritméticas 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3;
  • s) Imagem da marca:  Campanha institucional; aritméticas 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3.

  • 2 - Análise da campanha:
  • a) Técnica principal: Antítese;
  • b) Técnicas secundárias: Universo cultural, expressão contra-corrente, força vampiro;
  • c) Elemento cultural:  Luta contra o machismo, empoderamento feminino;
  • d) Significante:  Primeira imagem: mulher de biquíni de costas, com as nadegas à mostra  e uma cerveja na mão; segunda imagem: três mulheres em um clima festivo, cada uma tomando uma cerveja;
  • e) Significado: A primeira imagem mostra o retrato de uma sociedade machista, que objetifica a mulher, que era tema de campanha de quase todas as cervejas. Para se redimir e se reinventar a Skol veio com a campanha "Reposter", chamando 6 cartunistas mulheres para refazer algumas antigas campanhas, enaltecendo a figura feminina, mostrando o empoderamento feminino.
  • f) Associação de ideias:  Contraste;
  • g) Linha de força textual:  Não há;
  • h) Aritmética: 1+1=3, pois, através da junção de dois signos, forma-se um novo;
  • i) Arquétipos: Ambos femininos. Primeiro: Afrodite; segundo: Atena;
  • j) Título: Inteligente.

     3) Desafio criativo:

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