1) Técnicas criativas:
- a) Aproximação: Informativa, simples e direta; aritmética 1+1=1;
- b) Antítese: Conceito oposto, contraste, alto impacto; aritmética 1+1=3;
- c) Bissecção: Duplo sentido do signo, junção de dois universos aparentemente não conectados; aritmética 1+1=3;
- d) Hiperbolização: Exagero da satisfação prometida, atingir a dimensão da fábula; aritmética 1+1=3;
- e) Reserva espetacular: Ausência de mensagem publicitária, fortes conotações, atribuição de status ao produto; aritmética 1+1=3;
- f) Transfiguração qualitativa: Ênfase na qualidade explícita, realização estética do produto; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
- g) Referência inesperada: Elementos verbais/visuais conhecidos do consumidor com ligeira modificação, surpresa causada pelo desvio de memorização do conjunto; aritmética 1+1=3;
- h) Universo cultural: Alta identificação com o público-alvo, não se preocupa em desagradar quem não o é; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
- i) Testemunhal: Uso de pessoas que testemunham a favor de um produto; aritméticas 1+1=1, 1+1=2;
- j) Oportunidade: Aproveita-se de um acontecimento de grandes proporções, fatos polêmicos explorados de foma leve que geram discussões; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
- k) Suspense adiado: Mensagem espetacular e incompreensível, mobilizar a atenção para um futuro anúncio; aritmética 1+1=3;
- l) Encenação do concreto: Novas características ao produto anunciado, exploração imprescindível das características físicas; aritmética 1+1=3;
- m) Decodificação do acaso: Junção de nomes ou partes de um mesmo nome, nova visão do produto perante o consumidor; aritméticas 1+1=2, 1+1=3;
- n) Fantasia: Animação, exploração psicológica e emocional, contexto lúdico; aritmética 1+1=3;
- o) Guerra de marcas: Menção à concorrência (proibida no Brasil pelo CONAR); aritmética 1+1=3;
- p) Força vampiro: Sugar um conceito já consolidado, trabalhar em cima de clichês; aritmética 1+1=2;
- q) Personalização significante: Personalidade da marca, veracidade da personagem escolhida; aritmética 1+1=2;
- r) Expressão contra-corrente: Manifesto publicitário fora do comum, sair do clichê; aritméticas 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3;
- s) Imagem da marca: Campanha institucional; aritméticas 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3.
- 2 - Análise da campanha:
- a) Técnica principal: Antítese;
- b) Técnicas secundárias: Universo cultural, expressão contra-corrente, força vampiro;
- c) Elemento cultural: Luta contra o machismo, empoderamento feminino;
- d) Significante: Primeira imagem: mulher de biquíni de costas, com as nadegas à mostra e uma cerveja na mão; segunda imagem: três mulheres em um clima festivo, cada uma tomando uma cerveja;
- e) Significado: A primeira imagem mostra o retrato de uma sociedade machista, que objetifica a mulher, que era tema de campanha de quase todas as cervejas. Para se redimir e se reinventar a Skol veio com a campanha "Reposter", chamando 6 cartunistas mulheres para refazer algumas antigas campanhas, enaltecendo a figura feminina, mostrando o empoderamento feminino.
- f) Associação de ideias: Contraste;
- g) Linha de força textual: Não há;
- h) Aritmética: 1+1=3, pois, através da junção de dois signos, forma-se um novo;
- i) Arquétipos: Ambos femininos. Primeiro: Afrodite; segundo: Atena;
- j) Título: Inteligente.
3) Desafio criativo:
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