terça-feira, 13 de junho de 2017

Revisão N2 e Desafio criativo - João Mateus e Elza Mirelle

Aproximação: Mais usual, menos criativa, varejo, informacional, clichê, deliberação. 1+1=1;
Antítese: Falar ao contrário, duas mensagens, alto impacto, associação por contraste, chamar atenção. 1+1=3;
Bi-sescção: Metáfora, duplo sentido do signo, texto e imagem. 1+1=3;
Hiperbolização: Exagero, humor, caricatura, ilustração. 1+1=3;
Reserva Espetacular: Falar pelo silêncio, imagem conceitual, marca conhecida, referencial.  1+1=3;
Transfiguração Qualitativa: Criar diferenciais qualitativos, formação da imagem pela técnica, qualidade = realização estética. 1+1=2, 1+1=3;
Referência Inesperada: Utilizar elemento bem conhecido pelo consumidor e através de uma ligeira mudança, causar um choque de reconhecimento. 1+1=3;
Universo Cultural: Público segmentado, ousadia textual ou imagem. 1+1=2, 1+1=3;
Testemunhal: Endosso, Celebridades ou Profissionais, verdades. 1+1=1, 1+1=2;
Oportunidade: Situação oportuna, datas comemorativas, humor. 1+1=2, 1+1=3;
Suspense Adiado: Trabalhar a mensagem em dois momentos, criar expectativa, descoberta do enigma.  1+1=3;
Encenação do Concreto: Atribuir novas características ao produto. 1+1=3;
Decodificação do Acaso: Junção de nomes ou parte de um mesmo nome, surgindo uma nova visão do produto. Não é feita ao “acaso”. 1+1=2, 1+1=3;
Fantasia: Exploração da linguagem e imagem lúdica, exploração da criatividade. 1+1=3;
Guerra de Marcas: Menção do concorrente. 1+1=3;
Força Vampiro: “Sugar” um conceito pré-existente, clichê. 1+1=2;
Personificação significante: Endosso, perigoso, pessoa pública, mascote, pessoa anônima. 1+1=2;
Expressão Contra-corrente:  Sair dos limites publicitários, do habitual. 1+1=1, 1+1=2, 1+1=3;
Imagem da Marca: Transformar um conceito abstrato em um elemento concreto que encarne a personalidade da marca.  1+1=1, 1+1=2, 1+1=3.

- Análise da Campanha:

·         Técnica principal: Antítese.
·         Técnicas secundárias: Universo Cultural, Referência Inesperada, Força Vampiro.
·          Elemento cultural:  luta contra a objetificação do corpo feminino e machismo.
·         Significante: Na primeira imagem, mulher de costas seminua segurando um copo de cerveja. Já na segunda imagem, 3 mulheres com características físicas diferentes se divertindo e segurando suas cervejas.
·         Significado: A diferença entre a representação da mulher em épocas diferentes da publicidade, não sendo visto apenas como um objeto o corpo da mulher atualmente. Essa foi uma ação da Skol para se desassociar de sua imagem machista.
·         Associação de Ideais: Contraste.
·         Linha de Força: Não há texto, logo não há linha de força.
·         Aritmética: 1 + 1 = 3.
·         Arquétipo: Primeiramente Afrodite e em seguida Atena.
       ·         Título: Inteligente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário