OS DESAFIOS CULTURAIS DA PROPAGANDA NA MODERNIDADE
O texto apresenta o papel da publicidade tradicional em convencer e controlar os consumidores no que diz respeito as suas atitudes de consumo. Sendo esse papel analisado por meio de teorias acerca das formas de discurso de comunicação mercadológicas, exaltando questões culturais e éticas especificas.
Percebe-se que em nosso pais, a propaganda se baseia em trabalhos muito imagéticos que em geral costumam atrair com maior potencial a atenção do público alvo. As campanhas que antes eram extremamente informativas e carregadas, se tornaram mais leves e persuasivas ao abrir mão de conteúdos extensos em prol de campanhas com um simbolismo muito mais rico e capaz de atingir o consumidor.
Como citado por Martin Barbero, não existe comunicação sem cultura e vice e versa. Da mesma forma que sabemos que a publicidade raramente convence a algo, mas sim persuade rebuscando no imaginário do seu publico de identificação.
As propagandas que antes tinham uma relação regional, se tornaram cada dia mais globalizadas, prejudicando muitas vezes a relação fiel com o publico. Essa propaganda moderna se utiliza de um sistema universal que tira o foco do produto e focando na experiência que tal produto é capaz de te proporcionar.
Baseado nos novos moldes da propaganda de marketing, o mercado brasileiro se moldou para se encaixar nas técnicas internacionais, aprimorando assim suas produções e trazendo maior sucesso nas vendas de produtos e serviços.
A cultura é um elemento cumulativo e em constante mutação, e como a comunicação se relaciona constantemente com a mesma, podemos afirmar que as técnicas seguiram se aprimorando alcançar resultados cada vez melhores.
Bom trabalho dupla!
ResponderExcluirEstarei à disposição para esclarecer as dúvidas.
Monitor - Johnathan Alves