O artigo "Os Desafios Culturais da Propaganda na Modernidade" tem como objetivo evidenciar de forma crítica o modo como a propaganda tem perdido a sua força cultural com o decorrer do tempo com isso deixando de ser regional e típica de um lugar ou região para se tornar ampla e internacional.
A publicidade veio mudando sua forma de interagir com o público inserindo novas formas de divulgações de produtos utilizando os mecanismos tecnológicos para dispersar uma mensagem. Entretanto, com a globalização e o acesso á informação, possui um público maior de consumidores ativos através da internet por meio de redes sociais e sites nacionais e internacionais.
Utilizar uma linguagem própria e cultural tem se tornado um grande desafio para os publicitários atuais, que são impedidos pelo mercado de usar a criatividade de forma "livre" e cultural conforme cada região.
"Os padrões criativos da propaganda brasileira se perderam com a gana de se tornarem parecidos esteticamente com outros padrões de propaganda , vindo especialmente de alguns países da Europa e EUA, sem qualquer questionamento critico , do ponto de vista cultural de quem as produz."(p.10) Passagem que afirma a perda de criatividade regional da propaganda brasileira
Através do artigo é possível verificar que a propaganda não se faz mais pela cultura dominante local ou regional. O consumidor é pensado como uma âmbito global aonde o mercado de consumo se expande pelo mundo. Ao pensar que um mesmo produto pode ser adquirido em qualquer lugar do mundo e ate mesmo um anuncio visto por diversos tipos de consumidores, é necessário criar novas técnicas de comunicação e criação para que de forma original, com o auxílio do marketing se possa alcançar de forma inédita e diferenciada o máximo de consumidores sem desfazer de sua cultura de origem.
Este Blog é uma ferramenta didática criada para a condução da disciplina de Redação Publicitária 2017-1 - Publicidade e Propaganda PUC Goiás, ministrada pela professora Patricia Quitero Rosenzweig. Assim, tem como finalidade a prática educacional de alunos de graduação. Assim, todos os materiais nele contido tem caráter fictício e não correspondem às estratégias de comunicação oficial das marcas, produtos e serviços apresentados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom trabalho!
ResponderExcluirEstarei à disposição para esclarecer as dúvidas.
Monitor - Johnathan Alves